VELA DE IGNIÇÃO
Diagnóstico do motor pelo aspecto do eletrodo da vela de ignição
O aspecto do eletrodo pode servir de diagnóstico da condição de funcionamento do motor da motocicleta. Na motocicleta carburada ou injetada a cor do eletrodo pode indicar alterações na mistura (foto:mistura rica), ou indicar falhas no sistema de ignição. Combustível velho ou adulterado também pode causar a mesma aparência. Cuidado para não confundir!
Fonte: Livro de Injeção Eletrônica de Motocicletas - editora SENAI
DICA DO FABRICANTE NA MANUTENÇÃO DA BATERIA SELADA
BATERIA CONVENCIONAL - ATIVAÇÃO
E MANUTENÇÃO
A bateria é um componente essencial no sistema elétrico de todas as motocicletas, motonetas e scooters.
E a perfeita compreensão e ativação garantem vida longa a bateria e evita muitos casos de garantias reprovadas. Porém, existem situações em que a bateria só é ativada quando a motocicleta é vendida e devido a pressa no momento da entrega do veículo, o processo de ativação acaba sendo incompleto e a bateria não atinge os 75% da carga que é o mínimo necessário. Em alguns casos, devido ao pouco uso do veículo, o sistema elétrico da motocicleta não consegue completar a carga da bateria, ocasionando sulfatação das placas, situação onde nem sempre e possível sua recuperação.
A recomendação para lojas que trabalham com motocicletas zero km é que sempre possuam uma bateria ativada para pronta entrega.
Segundo a Yuasa, que é fabricante de baterias que equipam as principais marcas de motocicletas, a corrente elétrica é fornecida ao circuito por uma reação química ocorrida na bateria, conhecida como eletrólise.
O componente possui um compartimento plástico com seis células ligadas em série, cada uma produzindo uma tensão ligeiramente superior a 2 volts, o que totaliza um valor acima dos 12 volts. O número de placas positivas e negativas e seu tamanho dentro de cada célula determinam sua capacidade, medida em ampéres/hora, ou seja, corrente descarregada versus as horas de descarga disponível. As placas positivas das células são de peróxido de chumbo e as placas negativas são de chumbo. Cada célula é abastecida com o eletrólito, composto de ácido sulfúrico diluído, que dependendo do fabricante deve manter uma densidade igual ou superior a 1,260 g/l (gramas/litro, peso relativo da solução em comparação a um volume igual de água). Os separadores, que ficam entre as placas, atuam como isoladores de cada célula. Quando a corrente elétrica passa da placa negativa à positiva pelo circuito, ocorre uma reação química que fornece elétrons livres. O fornecimento desses elétrons, vindo do gerador à bateria, inverte a reação química e recarrega a bateria. Segundo os manuais de serviços das principais motocicletas, para recarregar uma bateria o gerador da motocicleta deve fornecer uma tensão superior a tensão da bateria. As células são ligadas por um único tubo, conhecido como respiro e em hipótese alguma deve ser obstruído a fim de evitar-se o risco de explosões.
Importante: A vida útil da bateria varia muito e depende principalmente do modo e da frequência de manutenção.
Acompanhe o procedimento de ativação de baterias convencionais novas.
Enchimento da solução
Remova o tubo de vedação do respiro e as tampas. O enchimento deve ser feito em cada célula até que todas estejam completas no nível máximo. Caso o nível esteja acima, o excesso deve ser retirado com uma seringa. Lembrando que a solução deve ser aquela que acompanha a bateria e usada somente para o primeiro enchimento.
Atenção não utilize água ou qualquer outro aditivo líquido no lugar da solução
Se derramar solução nas mãos ou roupas, lave-as com água imediatamente. Se a solução cair nos olhos, tenha muito cuidado ao lavá-los para não espalhá-la, causando danos à saúde.
Nesse caso, coloque os olhos diretos na água sem a ajuda das mãos para retirar a solução ácida e em seguida, procure por socorro médico imediatamente.
Ao manusear uma bateria é muito importante a utilização de equipamento de segurança como óculos e luvas.
Após completar todas as células, deixe a bateria repousar até que esteja fria. Uma bateria simplesmente cheia de solução não significa que esteja indicando 100% de sua carga total, pois parte da carga aplicada no processo de produção pode ter sido descarregada em função do tempo em que ficou no estoque da loja. Por isso é necessário saber se há necessidade de uma carga inicial. Para saber se é necessário uma carga inicial, o reparador deve verificar com o auxilio de um densímetro a densidade do eletrólito de todas as células, comparando o menor valor obtido com a tabela (densidade x tempo de carga) e só assim saberemos se há necessidade de carregá-la ou não. Densidade entre 1,26 e 1,28 g/l, a porcentagem de carga deve estar entre 75% e 100%.
Tampar os vasos, efetuar a limpeza da bateria. Montar na motocicleta e fixar primeiramente o terminal negativo e posteriormente o positivo e não esquecer a mangueira do dreno (respiro da Bateria).
Dica: Para o caso de bateria usada toda vez que houver necessidade de completar o nível, deve-se utilizar somente água destilada.
A tabela e o procedimento de verificação da densidade e também é valida para baterias usadas. (veja tabela na galeria de imagens)
Processo de manutenção de baterias usadas
Verifique o nível do eletrólito e complete com água destilada se necessário.
Se houver alguma oxidação nos terminais da bateria, utilize uma escova de aço para efetuar a limpeza.
Dica: No procedimento de carga deve-se somente utilizar carga lenta (no máximo 10% de toda amperagem da bateria), não deixando que a temperatura da bateria supere 55°C.
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