sexta-feira, 6 de março de 2015

Perfil

O Reparador de motocicletas

Assim como já acontece no setor da reparação automotiva, no seguimento de duas rodas o reparador de motocicleta é conhecido como mecânico, termo que de certa forma é incompleto, visto que este profissional deve dominar uma gama de conhecimentos que não estão limitados apenas a questões mecânicas como motor, câmbio e embreagem.

Deve também conhecer suspensão, sistema de direção, transmissão, rodas, sistema elétrico, sistema de freios, carburação, injeção eletrônica, entre outros. Restando apenas para outros especialistas do ramo os alinhamentos, pintura e retífica. Portanto, que este profissional é um técnico em motocicletas. Atualmente nas concessionárias a rotatividade de mecânicos é grande e a faixa etária cada vez menor, algo bem diferente do final da década de 80, em que eram verdadeiros mestres e possuíam muita experiência e até um certo "status".

Em tempos modernos, onde o consumidor tem consciência de seus direitos, as exigências se tornaram cada vez maiores e a expectativa vai muito além da qualidade do produto e, apesar de toda a evolução tecnológica , o bom funcionamento da motocicleta depende de uma manutenção meticulosa. Para isso o bom preparo é necessário.
A missão deste profissional é sempre buscar aprimoramento técnico, acompanhando as novas tecnologias ter o completo conhecimento do serviço e do produto para garantir diagnósticos precisos. Estes fatores exercem influência direta sobre a venda de serviços e geram satisfação e confiança na marca.
Atualmente o mercado de trabalho esta carente de bons profissionais e hoje os centros de treinamento das principais montadoras despejam no mercado inúmeros aprendizes, que a própria seleção natural ira determinar quem permanece, ou seja, aquele que gostar do trabalho e deter o conhecimento atualizando -se constantemente.


Matéria publicada originalmente no jornal OficinaBrasil
Autor: Paulo J. de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário